11 de maio de 2015

Somente a Verdade


Título: Somente a Verdade
Autor: Fernando Paiva
Páginas: 160
Editora: 7Letras


Sinopse

Quando tinha apenas cinco anos, Mario Lucachesi viu o pai embarcar em mais uma de suas viagens misteriosas, mas desta vez não mais para trazer os tão ansiados chocolates belgas – para nunca mais voltar. A foto da lápide e as lágrimas da mãe atestavam a morte do patriarca, mas Mario nunca se convenceu. O menino cresce e se torna estudante de história, guia turístico premium, filho modelo e um legítimo membro do Clube dos Mentirosos; e como tal, mestre na arte de vender ilusões, criando histórias tão sofisticadamente ilusórias que soam mais verossímeis que a pobre realidade, tão nua e crua. Mentir é diferente de inventar uma verdade – diz um personagem – o rei sempre está nu, diz outro.
Os fatos e relatos se confundem a cada reviravolta desta narrativa na qual todos parecem esconder algum segredo. Como o poeta fingidor, nosso jovem herói desenha heterônimos tão intensamente vivos que não há como decifrar quais deles (e se eles) são apenas fruto da sua mente alucinada. Com um perfeito domínio da arte de narrar, aliado a uma inventividade admirável, Fernando Paiva constrói um labirinto ficcional de complexa arquitetura, na qual o leitor se perde com prazer, questionando a cada página as fronteiras do real. O que é mentira, o que é realidade, quem será o grande mentiroso nessa história? Ao se enredar na imbrincada teia imaginativa de Mario Lucachesi (ou Fernando Paiva?), o leitor embarca num jogo que reflete sobre o papel da literatura – e da leitura – como ato de criação e invenção do mundo e de todos nós.




Resenha

Somente a Verdade é do autor Fernando Paiva. É uma leitura rápida é fácil, e conta a história de Mário Lucachesi. Mário mora com a sua mãe Carmélia, com seu pai Enrico e sua irmã Olga, porém seu pai vive viajando, passa mais tempo viajando do que em casa, viagens que Mário nunca soube o destino e que envolve um grande mistério. Mais uma notícia mudará para sempre a vida de Mário, o modo como ele ver a realidade e a ficção nunca mais será o mesmo. Cada capítulo é dividido com apresentações de pessoas que vivem ao seu redor. É um livro intrigante, aonde você não sabe quem tá falando á verdade e quem tá mentindo.


"Porque o melhor mentiroso é aquele que acredita na própria mentira. Que atire a primeira pedra aquele que nunca seduziu a si mesmo com uma mentira mais confortante que a verdade!"

Mário tem um jeitinho especial de seduzir o leitor, acaba nos confundindo e nós deixando com dúvidas do que é real é do que é imaginário. E agora será que existe mesmo o Clube dos Mentiroso ou será só mais uma invenção do Mário? Pessoas mentem certo? Mais também existe aquelas pessoas que são compulsivas por mentiras, que são doentes, e será que esse é o caso de Mário?


"Nem o passar do tempo é capaz de revelar mentiras e desmentir verdades bem contadas."


Meu ponto de Vista: Gente eu to se reação, o livro é perfeito, to impressionada com o final, não poderia ter sido melhor, que final incrível, alguém me belisca kkk okay, okay não to falando coisa com coisa rs mais é que, é simplesmente maravilhoso, Fernando Paiva você é incrível, não pensei que o livro poderia me surpreender tanto ♥ Assim como Mário todo mundo já fantasiou a sua vida, criou uma vida perfeita para si, não é mesmo? Bateu a curiosidade? Então correm pra ler, garanto que não vão se arrepender.


                       Sobre o autor

                    


Fernando Paiva nasceu em 1977,no Rio de Janeiro, onde vive até hoje, É formado em jornalismo pela UFRJ e trabalha como editor do site de tecnologia Mobile Time. É também guitarrista e compositor da banda Luisa Mandou um Beijo, que lançou três álbuns pelo selo independente midsummer madness. Além disso, o autor mantém o site ''Máquina de Escrever'' (www.maquinadeescrever.com!, onde publica seus artigos sobre cultura e política, É autor do romance Carta para Ana Camerinda (Ibis Libris, 2004) e de Salvem os Monstros (contos-7Letras, 2010).



E pra quem quiser conhecer mais sobre o livro, o autor, ou até mesmo outros livros é só clicar no Livreto, que você vai diretamente para o site.

6 comentários:

  1. Nossa que resenha incrível, não tinha ouvido falar desse livro ainda e nem conhecia o autor, mais achei interessante a história *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ♥ o livro é simplesmente incrível, você vai amar ♥

      Excluir
  2. Gostei da resenha, já tinha lido a sinopse e achei muito interessante, vou ler com certeza já virei fã de carteirinha sua né rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ♥ kkk adoro os seus comentários rs

      Excluir
  3. Olá, parece bom mesmo o livro, é o tipo de história que eu curto muito, cada dia tá melhor seu blog gostei :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada ♥ o livro é maravilhoso 😌

      Excluir